Estudos

O silêncio de Deus 


Habacuque: 1:2, 4

Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: violência! E tu não salvarás? Por que razão me fazes ver a iniqüidade e ver a vexação? Porque a destruição a violência estão diante de mim; há também quem suscite a contenda e o litígio.

Por esta causa, a lei se afrouxa e a sentença nunca sai; porque o ímpio cerca o justo, e sai o juízo pervertido.

Uma passagem muito estarrecedora esta de Habacuque, ele vivia um dilema muito grande em seu ministério, ele via uma situação muito caótica e parece que não tinha solução, ele via o pecado espalhado por todas as partes, e ficou perplexo pelo silêncio de Deus; parecia que Deus estava alheio à situação, ele clamava a Deus, mas parece que não tinha solução, chegou a duvidar das misericórdias de Deus, pois ele clamava e não tinha respostas [v.2 ], quando chega no [v.13] ele diz que se Deus é tão puro de olhos a ponto de não poder ver o mal, como poderia haver tantas injustiças no meio do povo?

E nós às vezes julgamos o profeta, chamando-o de incrédulos, mas nós às vezes agimos da mesma maneira, parece algo ilógico, se olharmos pelos olhos humanos, mas Deus está contemplando tudo, e o povo daquela época estava sendo disciplinado por Deus, Deus suscitou os caldeus para punir aquele povo e o profeta parece que não atinava para estas coisas, hoje a história se repete em nossos dias, os poderosos roubam, o tráfico predomina, a polícia é corrupta, a justiça se afrouxa, enfim, estamos exatamente como naqueles dias, e nós clamamos e parece que não há respostas de Deus, o homem perdeu o temor do Senhor, o homem vive oprimindo o próximo e só pensa em se beneficiar de alguma maneira, mas nós continuaremos a clamar a Deus e eu sei que o meu Deus não dorme, eu sei que Ele vai pelejar em prol do seu povo.

Meus amados, não se deixem abater pelas circunstâncias adversas, o nosso Deus vive, o profeta entendeu isto, ele sabia que Deus não estava alheio a situação, e não está, Ele vai vingar o seu povo, podem até pensar que Ele está alheio, mas Ele não está, Deus pode está em silêncio sim, mas eu sei em quem tenho crido, eu continuarei a confiar em Deus, o profeta resolveu servir a Deus mesmo em meio a um povo rebelde, e nós estamos também no meio de um lamaçal, só que Deus espera que nós não nos contaminemos com esta situação, nós podemos ser luz neste mundo, o mundo está num caos, é verdade, mas Deus quer nos usar, o profeta no final do seu livro, parece que ele atenta para uma coisa, que é: nós servimos a Deus, não pelo que Ele pode fazer, mas pelo que Ele é.

NOTA: Extraído do portal web servos